Street Fighter game flyer.png

Street Fighter (ストリートファイター, Sutorîto Faitâ?) é um jogo Arcade de 1987 produzido pela Capcom. É o primneiro jogo de luta produzido pela empresa, e é o jogo inaugural para a série Street Fighter. Enquanto não possui a mesma popularidade que sua sequencia (particularmente Street Fighter II) quando lançado. O Street Fighter original introduziu algumas das convençoes padrões dos jogos de hoje, assim como os botões de ataque e comandos especias para as técnicas.

Um porte do console TurboGrafx-CD foi relançado com o titulo de Fighting Street (ファイティングストリート, Faitingu Sutorîto?) em 1988.

GameplayEditar

Street Fighter.png

Ryu vs. Retsu.

O jogador compete em uma série de lutas um-a-um contra uma série de adversarios controlados pelo CPU ou uma unica luta contra o Player 2. Essas lutas são uma série de Rounds em que é preciso derrotar o oponente em menos de 30 segundos. Se tempo termina antes de alguem ser derrotado, o lutador com o maior numero de energia vence. O jogador precisa derrotar o oponente em 2 rounds, e assim seguir para a próxima luta . Se o terceiro Round termina em empate, ou o CPU vence ou ambos os jogadores vão perder. Durante o modo single-player, o jogador pode continuar depois de perder uma luta, desde a luta em que perdeu. Além disso, o segundo jogador pode interromper uma partida single-player, e desafiar o outro jogador para uma luta.

Os controles consistem em oito botões direcionais, e dependendo do Arcade existem: seis botões de ataque, sendo que são tres de chute e três de soco, mudando a velocidade e força do ataque (fraco, Medio e forte); ou apenas dois botões (que fazem o ataque ser médio ou forte dependo da força que você aperta o botão). O jogador usa o joystick para mover o lutador, Assim como para pular, agachar e defender os ataques do oponente. Usandos o botoes de ataque com combinação do analóigico, o jogador pode performar uma variedade de ataques especiais (para ser mais correto apenas três). Esses ataques são o Psycho Fire|波動拳|Hadōken|"Surge Fist", o Dragon Punch|昇龍拳|Shoryūken|"Rising Dragon Fist"}} e o Hurricane Kick|竜巻旋風脚|Tatsumaki Senpū Kyaku|"Tornado Whirlwind Kick"}}. Iguais as sequencias de Street Fighter e outros jogos de luta, os comandos especificos para estes movimentos especiais não são dados nos cardes de instruçoes do Arcade. O que encoraja as pessoas a discobrir os ataques por si próprio.

PersonagensEditar

O jogador toma controle do lutador japônes Ryu, que compete em um torneio de luta para testar suas habilidades. Já o segundo jogador toma controle do rival e parceiro de treino de Ryu, Ken, que desafia Ryu nas lutas de 2 jogadores do jogo. Normalmente o jogador toma controle de Ryu no modo single-player, por tanto se o jogador que controla Ken derrota Ryu em uma partida de dois jogadores, Ken vai lutar no modo single-player.

O modo single-player consiste em uma série de batalhas contra 10 lutadores de diferentes naçoes. No começo do jogo, o jogador pode escolher o lugar em que quer lutar primeiro: escolhendo entre o Japão os EUA, assim como a China ou a Inglaterra. O jogador lutaraá em cada nação contra dois oponentes diferentes, depois ele vai para o próximo pais. Em adição as batalhas regulares, existiam dois tipos de bonus game, em que o jogador pode competir para pontos extras. Depois dos mini-games, o jogador viaja para a tailândia, para lutar com os dois oponentes finais.

Os dez oponentes controlados pelo CPU são:

  • Do Japão
  • Dos Estados Unidos
    • Joe, um campeão de artes marciais.
    • Mike, um formoso lutador de Boxe que matou um oponente no ring.
  • Da China
    • Lee, um lutador perito em artes marcias chinesas.
    • Gen, um matador profissional que é mestre da arte marcial da morte.
  • Da inglaterra
    • Birdie, um lutador que usa uma combinação de técnicas de luta-livre e de boxe.
    • Eagle, um experiente guarda.
  • Da tailandia
    • Adon, o discípulo numero um do "Emperador do Muay Thai".
    • Sagat, conhecido como o "Emperador do Muay Thai" . É o chefão do jogo.

PortesEditar

TurboGrafx-CDEditar

(em breve)

Commodore 64, ZX Spectrum, Amstrad CPC, DOS, Amiga, Atari STEditar

As versões de Street Fighters para o Commodore 64, ZX Spectrum, Amstrad CPC, DOS, Amiga e Atari ST foram publicados pela U.S. Gold em 1988 na Europe. E foram distribuidos pela Tiertex. São considerados os portes mais raros de se encontrar.

Galeria de ImagensEditar

Também no FANDOM