FANDOM

Sean.png
Nome: Sean Matsuda (ショーン・マツダ)

Terra Natal: Brasil (Estado de São Paulo)

Aniversário: 30 de Abril

Altura: 1,73 cm

Peso: 70 kg

Tipo Sanguíneo: Desconhecido

Estilo de Luta: Baseado no estilo de Ken Masters. Com alguns movimentos de jiujitsu e chutes giratórios de capoeira, provenientes do estilo de sua família, o Matsuda-Jiutsu.

Primeira Aparição: SF III: NEW GENERATION (1997)

História:

ASSUNTOS DE FAMÍLIA:

Para um melhor entendimento da sua história temos de recuar cerca de mais de 100 anos antes. No Japão.

Com 40 anos de idade e sem mais nenhum objetivo na vida, o maior mestre de Senjutsu (uma arte marcial que envolve o uso do KI e de poderes mentais) do Japão decide se afastar do mundo das lutas. Ele chegou em um nível que NINGUÉM mais poderia derrota-lo. Porém, também não existiam pessoas capacitadas para serem seus alunos e aguentarem o árduo treinamento que a disciplina exige. Cansado de ser desafiado por oponentes da Ásia inteira, este Mestre de Senjutsu aceita o convite de um amigo mestre de Jujutsu, que estava indo para o Brasil, em busca de uma nova opção de vida. Em 18 de junho de 1908, o navio Kasato Maru aporta em São Paulo. Essa foi a primeira onda de imigrantes japoneses em território brasileiro. O Mestre de Senjutsu e seu amigo estavam neste navio. Porém, o Mestre decide NÃO permanecer em São Paulo, partindo para uma jornada ascética para o norte do país. Vindo a desaparecer por cerca de um século, em uma rede de cavernas subterrâneas na Amazônia brasileira.

Esse velho mestre de Senjutsu, cujo nome real se perdeu, se tornou conhecido pelo apelido de ''Oro''. E o mestre de jujutsu foi o patriarca do clã Mazda\Matsuda e bisavô dos irmãos Sean e Laura Matsuda.

ANTES DE STREET FIGHTER 2:

Dan Hibiki, o fanfarrão lutador, visita São Paulo em busca de pistas que revelem o paradeiro do Mestre de Senjutsu ou alguém que tenha continuado a arte do mesmo, no Brasil. Sua intenção é aprender o estilo para confrontar Sagat, o homem que assassinou sei pai.

Ao chegar no dojo Matsuda-Jiujitsu, lhe é revelado que o antigo mestre era amigo do patriarca da família. Mas, que o mesmo partiu para a Amazônia e nunca mais foi visto. Agradecendo a informação, Dan permanece pouco tempo e decide seguir viagem até o norte do pais. Mas, não antes de deixar uma péssima impressão no caçula da família Matsuda: Um garotinho chamado Sean.

STREET FIGHTER 5:

Sean Matsuda tem uma grande admiração pela cultura dos EUA e Ken Masters é seu ídolo desde a primeira vez que o viu lutando no campeonato de Street Fighters. Seu desejo é conhecer o lutador estadunidense e pedir para ser seu discípulo. Porém, tal desejo o coloca em rota de colisão com sua extrovertida irmã mais velha, Laura Matsuda: pois, a mesma tem como objetivo demonstrar que o estilo de sua família é o melhor do mundo. Desafiada por Sean, Laura leva a sério a ideia de confrontar seu Matsuda-Jiujitsu com as técnicas de todos os World Warriors que encontrar. Principalmente Ryu, Ken e Zangief. Fazendo com que todo o mundo venha a conhecer e respeitar o dojo da família Matsuda.

STREET FIGHTER 3:

ATENÇÃO: Os acontecimentos do jogo Street Fighter 3 ocorrem cronologicamente ANTES dos games Street Fighter 4 e 5.

Sean Matsuda tenta de todas as formas conseguir se tornar discípulo de Ken Masters. Os dois chegam a lutar, mas Sean acaba derrotado. Querendo demonstrar seu valor, Sean continua insistindo, mesmo ficando todo machucado no processo. Observando como o garoto tem fibra, mas, ao mesmo tempo, tentando evitar que a luta se prolongue, maltratando-o gravemente, decide lhe fazer um desafio: Se Sean conseguir enfrentar e derrotar Ryu Hoshi, o pedido de tutelagem seria aceito.

Aceitando prontamente o desafio, Sean parte em uma jornada para encontrar e enfrentar Ryu. Mas, este o derrota facilmente, como era de se esperar. Mas, assim como Ken, Ryu percebe a garra do jovem e o incentiva a se focar e continuar treinando.

CURIOSIDADE: Sean, que acabou se tornando brasileiro durante o processo de criação de Street Fighter 3 (anteriormente, Elena, a capoeirista seria a representante oficial do Brasil no jogo), foi criado para ser o único karateka no jogo. Ele seria o substituto de Ryu e Ken seguindo o legado do estilo de ambos dali por diante. Não é a toa que seu nome ''Sean'' foi escolhido: é um trocadilho de pronúncia com a palavra ''Sho'', como em ''Shoryuken'', nome do golpe ''Dragon Punch'' por todos os praticantes desse estilo de karate. Ou seja, ''Sean-Ryu-Ken''.

Tanto Ryu quanto Ken iriam se despedir da franquia neste jogo. Passado a tocha para Sean, que seria o novo protagonista, ao lado do gigante Alex. Mas, a aceitação do público não foi muito boa. Logo, a Capcom voltou em seus planos e lançou o jogo mantendo a dupla Ryu e Ken como protagonistas principais. Tal mudança de planos acabou por sabotar o conceito de Sean como novo grande herói, enfraquecendo-o na franquia.

Também no FANDOM

Wiki aleatória