FANDOM


Ryu.png
Nome: Ryu (リュウ /  隆) Sobrenome: Hoshi

Terra Natal: Japão

Data de Nasc.: 21/07/1964

Altura: 1,75cm

Peso: 84kg

Tipo Sanguíneo: O

Estilo de Luta: Técnicas com raízes Ansatsuken

Primeira Aparição: Street Fighter (1987)

Aparência Editar

Ryu é um rapaz de aparência asiática, estatura mediana, e porte físico atlético.

Durante o decorrer da série podemos notar muitas

Mudanças na aparência de Ryu: No primeiro Street Fighter, Ryu possui cabelos vermelhos (?!). Isso ocorria por conta da limitação na paleta de cores das plataformas games da época. No capítulo Zero ele aparece com o cabelo castanho mais escuro, e nos próximos games (em ordem cronológica da história) com os cabelos pretos e mais curtos.

Em Street Fighter III e Street Fighter IV podemos vê-lo com um semblante mais rústico e até com um pouco de barba por fazer, mostrando seu amadurecimento.  

Roupas Editar

Seu simples vestuário é composto apenas por um Quimono de Karatê branco com as mangas arrancadas, luvas Sparring, e um Obi preto com os seguintes kanjis estampados nele: 風林火山

Ryu também usa uma faixa atada à cabeça que acabou se tornando sua marca registrada. Quando mais jovem (no primeiro Street Fighter e no capítulo Zero) a faixa que Ryu usa é branca, mas depois ele a troca por uma vermelha dada por Ken.

Personalidade

 Ryu é um rapaz quieto, calmo e centrado em tudo o que faz sempre buscando a perfeição. Devido a sua natureza calada as vezes ele acaba passando uma má impressão sobre si a outros parecendo indiferente e insensível, porque costuma guardar seus problemas para si mesmo dificilmente abrindo-se com alguém.

  Viajando o mundo com uma natureza severa, para  tornar-se um verdadeiro guerreiro, Ryu leva suas viagens e seu treinamento muito a sério como um guerreiro errante, as vezes mostrando-se ser um grande pensador e filósofo meditando em como alcançar seu objetivo de lapidar-se fisicamente, mentalmente e espiritualmente. Ele respeita os outros com habilidades iguais e superiores sempre guardando um novo aprendizado.

 Em Street Fighter III , Ryu parece ter desenvolvido uma personalidade um pouco mais amigável. Ele ainda é muito quieto e reservado, mas atualmente está sempre disposto a cumprimentar as pessoas com um sorriso e aconselhar os mais jovens, característica esta herdada de seu mestre Gouken.

HistoriaEditar

Pouco se sabe a respeito da origem da família de Ryu Hoshi. Algumas versões dão por certo que ele é sobrinho e filho adotivo de Gouken. Sua mãe, cujo destino é incerto, teria morrido quando ele ainda era uma criança.

O pai biológico de Ryu é outro mistério: algumas versões (incluindo a revista em quadrinhos de Street Fighter produzida no Brasil com autorização oficial da Capcom) diziam que o pai verdadeiro ou adotivo de Ryu seria um rico empresário holandês. Que seria muito ausente e deixou a tutelagem de Ryu nas mãos de Gouken. Mas, a versão considerada mais próxima da verdade (e ainda não totalmente confirmada na série de jogos) e a teoria de que o próprio Gouki Akuma seria o pai de Ryu. E, o mesmo, teria assassinado a mãe dele, em um momento de descontrole.

CURIOSIDADE: No desenho animado longa metragem levemente baseado em ''Street Fighter Alpha\Zero'', é insinuado que a mãe de Ryu FUGIU para o Brasil. Onde trabalhou até o fim da vida em uma plantação, para se sustentar. Em meio a isto, nasceu um meio-irmão de Ryu, que acaba encontrando-o ao longo da trama. Porém, é revelado que tudo não passava de uma armadilha. O que torna todas as informações a respeito da mãe biológica do herói inconclusivas. A Capcom não se pronunciou a respeito da validade cronológica desta animação em relação a franquia.

Juventude e treinamento:

Muito antes de participar do primeiro torneio, Ryu Hoshi e seu amigo Ken Masters são tutelados por Gouken: talvez o último mestre do estilo de karate Ansatsuken. Uma arte marcial que exige um árduo treinamento para explorar todo o potencial do praticante e manipulação do Ki. Capacitando-o a realizar prodígios impressionantes, como canalizar sua energia e a liberando como se fosse um projétil.

Em determinado momento, Ryu e Ken se separam do dojo, após alcançar a maioridade. Infelizmente, um acontecimento trágico marca ambos: seu mestre Gouken é aparentemente encontrado morto. O suposto assassino é um homem chamado Gouki, irmão renegado de Gouken. Este violento lutdor abusou das técnicas proibidas do estilo Antatsuken e teria também assassinado o mestre (e pai) de ambos: Goutetsu. Esse instinto assassino o tornou ''Akuma''.

Ryu e Ken prometem um dia encontrar o responsável pela morte de seu mestre e vingá-lo. Para tanto, ambos iniciam uma jornada de autoconhecimento e treinos. Participando de campeonatos e lutas de rua, para testar suas habilidades e evoluir como lutadores. Ainda assim, algo mais motiva essa busca incessante para se tornarem os melhores do mundo: Cada um possui desejos diferentes em seus íntimos. Ken deseja honrar seu mestre Gouken (que o aceitou como um gaijin em seu dojo) e, se necessário, irá superar seu amigo e rival de infância, em uma luta justa e definitiva. Enquanto Ryu percebe que cresce dentro dele um instinto desagradável. Algo que o aproxima de Gouki Akuma, o misterioso assassino e irmão de seu falecido mestre.

Street Fighter

No primeiro jogo da franquia, Ryu enfrenta uma dupla de lutadores por país. O último inimigo é Sagat, O ''Tigre'', campeão tailandês de Muai Thai. Durante o feroz combate, Ryu derrota o gigante kickboxer com um golpe poderoso de seu arsenal: o Shoryuken. Esse ''Soco do Dragão'' (como popularmente muitos o conhecem) rasgou o peito de Sagat, deixando uma enorme cicatriz. Irado, o lutador da Tailândia se sente desonrado e deseja vingança. Iniciando uma jornada de ódio que o faz perseguir o karateka por anos.

Devido às limitações da época, não temos detalhes exatos do desfecho do torneio, mas após derrotar Sagat, Ryu passa a se tornar o novo campeão do torneio e em seguida vemos uma simples e curta animação de Ryu embarcando em um avião e acenando.

Street Fighter II

Embora muitas pessoas se perguntassem onde esta o campeão após o termino do torneio, para Ryu pouco importa o mérito ou cerimônia enquanto caminha rumo ao pôr-do-sol no horizonte em busca do próximo oponente.

Street Fighter IV

Ryu reencontra seus aliados e descobre que a Shadaloo ainda existe sob o nome de uma de suas subdivisões: A organização S.I.N. Seth, o líder do grupo (e um dos corpos clonados de Vega\M.Bison) está desenvolvendo um artefato que pode ser implantado em um guerreiro mundial e torná-lo virtualmente invencível. Mas, antes, é necessário capturar e analisar todo o potencial do ''Dark Hadou'' de Ryu, para que os dados a respeito de sua energia completem o projeto.

Neste meio tempo, Ryu sente seu lado obscuro ganhando força. Seu instinto de luta começa a pedir por devastação. E a aproximação de Gouki Akuma parece desequilibrá-lo ainda mais. Reforçando seu desejo de libertar todo esse poder acumulado, tornando-se, ele próprio, um segundo ''Akuma''.

Para aumentar os enigmas, eis que seu mestre retorna: Gouken está vivo!

Street Fighter V

Após os acontecimentos do torneio mundial promovido pela extinta S.I.N, Ryu retorna ao seu treinamento. Desta vez, ao lado de seu mestre Gouken. Que começa a revelar como escapou da morte e o motivo de ter se mantido desaparecido por tantos anos.

Graças as técnicas de Gouken, Ryu teve seu lado obscuro selado. Por tempo indeterminado. Dessa forma, pode tentar domar seu instinto de luta. Mas, ainda assim, ele se sente inseguro de participar de confrontos e libertar, sem querer, o seu ''Dark Hadou''. Matando inocentes e se tornando um novo Akuma.

Porém, com o apoio de seu mestre, do seus amigos Ken e Sakura, além de novos aliados que encontra no caminho (como é o caso da bela Laura Matsuda), o jovem dragão começa a sentir seu equilíbrio retornando aos poucos. O que será extremamente necessário para o combate definitivo contra a Shadaloo.

Street Fighter III

OBS: Os acontecimentos de Street Fighter III ocorrem DEPOIS de Street Fighter IV e V.

Ryu começa a se afastar do mundo dos campeonatos. Uma nova geração de heróis está surgindo para assumir o manto dos antigos World Warriors.

Mas, um novo e definitivo combate contra Gouki Akuma se aproxima. E antigos enigmas e feridas serem revividos. E o custo disso tudo pode ser a perda da humanidade do herói, para seu lado obscuro.

Enquanto aprende segredos, novos como a conexão direta com o espírito do planeta (graças a ajuda da capoeirista africana Elena), Ryu se vê seguido por um homem estranho. Se trata do poderoso mestre Oro, que partiu da Amazônia com a intenção de sondá-lo e verificar se ele é o candidato perfeito para assumir o legado da arte do Senjutsu.

Curiosamente, Ryu NÃO é o campeão do novo torneio de Street Fighter. O herói, dessa vez, é o guerreiro loiro Alex, que é o responsável por derrubar o novo vilão: Gill.

Necessitando de apoio para seguir em sua jornada, evitando a sua própria corrupção, eis que Alex encontra, em Ryu, seu novo mentor. E, nesta nova missão, Ryu parece finalmente encontrar um objetivo maior... uma resposta que tanto lhe faltou ao longo de sua busca: passar adiante seus conhecimentos.

Street Fighter III deixa em aberto o futuro da franquia. Ryu se torna mentor de Alex, enquanto é treinado pelo mestre Oro. Se encerrando, aqui, um grande capítulo.

TécnicasEditar

  • Hadō ken (波動拳)
  • Tatsumakisenpū ashi (竜巻旋風脚)
  • Shakunetsu Hadō ken (灼熱波動拳)

CuriosidadesEditar

  • O kanji costumeiramente usado para o personagem "Ryū" significa literalmente "Prosperidade" em japonês. Porém, o nome\pronúncia ''Ryu'' pode significar tanto ''estilo'' quanto ''dragão'' também. Ou seja, o nome do personagem, quando NÃO vinculado a um ideograma, tem múltiplos significados. Todos relacionado ao conceito\perfil do personagem.
  • Os kanjis no Obi de Ryu formam a palavra “Fūrinkazan” que significa literalmente “Vento, Floresta, Fogo e Montanha”. Estas palavras foram retiradas de um estandarte usado por Takeda Shingen (1521-1573) um grande guerreiro e senhor feudal. A frase toda é:

Rápido como o vento, silencioso como uma floresta,

feroz como o fogo e inabalável como uma montanha”.


  • O comportamento e traços de personalidade de Ryu são muito parecidos com o de Miyamoto Musashi (1584-1645), o mais famoso ronin que viveu no Japão.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória