FANDOM

Gouken Editar

Gouken (剛拳, Gōken?), também conhecido como Sheng Long, é um personagem da série de videogame Street Fighter, produzida pela Capcom. Ele é o mestre de artes marciais dos jovens Ryu e Ken, assim como o irmão mais velho de Akuma.

Gouken é normalmente descrito como um homem barbado que carrega um colar de orações em seu pescoço. Possui em suas costas o kanji mu (無) (ou "vazio") escrito. Embora anteriormente nunca tenha sido uma personagem jogável na série, Gouken desempenhava um papel nos "bastidores" e foi mencionado pela primeira vez no encerramento de Akuma em Street Fighter Alpha. Agora ele apareceu oficialmente na série no jogo Street Fighter IV, produzido pela Capcom para os Arcades e com versões para os consoles Playstation 3, Xbox 360 e Nintendo 3DS. Nos consoles ele é um personagem jogável

Historia Editar

Embora jogos anteriores de Street Fighter façam referências ao mestre de Ryu e Ken, a personagem fez a sua primeira aparição ilustrando o mangá de Masaomi Kanzaki, uma adaptação de Street Fighter II, originalmente serializadas na Family Computer Magazine, em 1992.

Segundo o mangá, Gouken aceita Ryu e Ken como seus alunos e 

ensinou-lhes o seu estilo de combate no seu dojo afastado. No entanto, um dia, o homem conhecido como M. Bison, juntamente com seus homens, invadiu o dojo e matou Gouken, deixando Ryu e Ken com o dever de vingar a morte de seu mestre.

Enquanto o mangá não-canônico dava continuidade ao enredo de Street Fighter, o nome e o design de Gouken foram introduzidos oficialmente na série Street Fighter por meio de Akuma, em Street Fighter II Turbo. Segundo a versão oficial da história de Akuma, divulgada pela Capcom, Akuma e Gouken eram aprendizes de Goutetsu, o praticante original do estilo Ansatsuken.

Goutetsu ensinou suas habilidades para Gouken e Akuma. Embora Akuma tenha "abraçado" o estilo Ansatsuken a ponto de sucumbir ao chamado Satsui no Hadou (algo como Intenção Assassina)

e terminando por matar Goutetsu, Gouken passou a usar a forma calma e 

espiritual do estilo, transformando técnicas como o Hadouken e o Shoryuken em ferramentasde auto-defesa. Gouken passou seus conhecimentos

a Ryu e Ken antes de ser desafiado por Akuma e acabar dado como morto 

em combate. Porém, em Street Fighter IV mostra que Gouken removeu a alma

de seu corpo, maspor erro de tempo, entrou em um estado de coma. Akuma,
com ódio de não ter o matado, reenfrenta Gouken, não sabe-se quem ganha
a luta, mas ambos lutadores sobrevivem.

Gouken faz sua primeira aparição na tela no primeiro Street Fighter Alpha, cujo encerramento de Akuma mostra-o caído, ao lado de seu mestre. De acordo com a história de Dan na série Alpha, Gouken também começou a treinar Dan, mas desistiu ao perceber a intenção de vingança do lutador.

Personalidade Editar

Gouken faz parte do esterótipo de "Mestre Sábio": demonstra extrema calma e cautela, sempre dando conselhos e demonstrando que possui vasto conhecimento. Por exemplo, ele afirma a Dan que a raiva irá impedir seu crescimento como lutador (ainda com receio de que Dan tenha rancor por Sagat) e diz a Dee Jay que se ele aquietar seu espírito, ficaria surpreso com o que escutaria. Gouken não parece guardar mágoas, exceto pelo fato de seu irmão Akuma ter sucumbido ao Satsui no Hado e matado o mestre de ambos.

Jogalidade Editar

Gouken, por ser mestre de Ryu e Ken, não se distancia do estilo de combate de ambos. Seu Hadouken pode ser carregado para infligir dano duplo aos seus adversários, e ser direcionado no ar, contrastando com o Hadouken aéreo de Akuma. Seu Tatsumaki ascende a tela ao invés de seguir em frente, sendo uma ótima arma anti-aérea. Adicionalmente, ele possui um poderoso golpe de palma que atravessa projéteis. Gouken também possui o Kongoshin, um contra ataque que anula até mesmo Ultra Combos como o Shinryuken e o Metsu Hadouken. O uso de Shoryuken se dá através de golpes especiais: seu Shoryuken é descrito como esquecido e proibido, e o Shin Shoryuken é extremamente perigoso, podendo até mesmo anular o Shun Goku Satsu.

Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória