Street Fighter Wiki
Registre-se
Advertisement

Dhalsim (ダルシム Darusimu, Hindi: धाल्सीम, Dhālsīma), também conhecido como Mestre do Yoga (ヨガマスター Yogamasutā?, Hindi: योग गुरु, yog guru), é um personagem de videogame da série Street Fighter, aparecendo pela primeira vez em Street Fighter II. Como mestre de Yoga, possui a habilidade de esticar o corpo e conjurar o fogo.

Biografia[]

Aparência[]

Dhalsim é frequentemente retratado com olhos brancos sem pupila. Sua constituição é a de um homem normal que se exercita e treina com pesos regularmente, exceto pelo abdômen e cintura, que parecem desproporcionais e muito magros. Seus braços também são extraordinários em comprimento, e ele usa isso para criar uma vantagem em alcance sobre seus oponentes durante as lutas, geralmente optando por atingí-los à distância. Ele utiliza shorts amarelos açafrão rasgados, amarrados na cintura por um pedaço de corda, como sua única roupa, bem como pulseiras e tornozeleiras amarelo açafrão. Ele apresenta três listras vermelhas adornando a cabeça, brincos de argola e pulseiras metálicas e, às vezes, também tornozeleiras. Na série Street Fighter Alpha, ele usa um turbante que remove antes da batalha, enquanto na série Marvel vs. Capcom ele remove o que parece ser uma camisa de um ombro só. Os crânios que ele utiliza em volta do pescoço são de crianças da aldeia que morreram durante uma praga.

As roupas de Dhalsim e o colar de caveiras são uma reminiscência dos ascetas hindus conhecidos como Kapalikas ("portadores de caveiras"). Como Blanka e Urien, os trajes alternativos de Dhalsim mudam a cor de sua pele, geralmente para um tom de cinza ou amarelo que lembra as cinzas com as quais os santos hindus cobrem seus corpos.

Em Street Fighter V, ele ganhou uma longa barba branca como resultado do envelhecimento e usa seu turbante em vez de removê-lo.

Em Street Fighter 6, Dhalsim ganha mais marcas vermelhas em toda a parte superior do corpo e agora tem um bindi branco na testa.

Personalidade[]

Dhalsim é bastante estóico, sério, autodisciplinado, humilde e também muito severo quando necessário. Sendo um pacifista, ele nunca machucará uma pessoa mais do que o necessário, ou matará um adversário, mesmo os mais perversos como M. Bison. Suas crenças pacifistas também permitem que ele seja um pai e marido muito amoroso para com sua família.

Como um homem extremamente altruísta, Dhalsim luta principalmente pelos pobres e oprimidos, enquanto constantemente tenta o seu melhor para arrecadar dinheiro para seu povo atingido pela pobreza. Dhalsim está ciente de que se usar seu poder para ferir, ele pode se tornar mau e frequentemente questiona suas decisões de usar seus poderes para lutar. Além disso, todas as formas de yoga destinam-se a auxiliar uma jornada pessoal em direção à iluminação e não prejudicar os outros. Portanto, Dhalsim está constantemente preocupado com seu estilo de luta, superando seus próprios princípios de não-violência.

Em contraste com a descrição de Ryu como um tipo de pessoa jovem, mas ainda sério e focado em si mesmo, Dhalsim tem uma natureza mais "madura" e menos "entusiasmada", já que ele confia regularmente em seus ritos tradicionais de meditação de ioga para expandir sua espiritualidade. e manter sua neutralidade interior diante de envolvimentos emocionais que possam comprometer sua disciplina.

Dhalsim sempre permanece calmo e sereno. Quando ele luta, ele está sempre em constante estado de meditação para poder se concentrar no oponente. Ele raramente fala com seus oponentes fora de convocar seus ataques e, quando o faz, suas palavras são enigmas que deixam o inimigo confuso sobre seu próprio ser. No entanto, mesmo com toda a sua disciplina espiritual, Dhalsim não deixa de ter momentos de raiva ou aborrecimento: por exemplo, ele guarda rancor contra Balrog por matar um de seus elefantes sagrados (o boxeador estava praticando seu Gigaton Blow), e ele está visivelmente irritado com a fala incessante e inútil de Rufus depois que este o confundiu com um alienígena.

Conceito[]

Dhalsim recebeu seu nome de um restaurante indiano, chamado Dhal's, em Osaka, perto do escritório da Capcom (Dhal é lentilha, shim é feijão jacinto). O restaurante não está mais em funcionamento.

Durante o desenvolvimento de Street Fighter II, o design original inicial de Dhalsim tinha uma notável semelhança com Ganesha, um deus hindu com quatro braços e cabeça de elefante. Uma foto de Ganesha pode ser vista no fundo de sua fase Street Fighter II, e seu quinto traje alternativo em Ultra Street Fighter IV se assemelha a ele.

O designer-chefe de Street Fighter II, Akira Nishitani, afirmou em uma entrevista que o conceito da habilidade de Dhalsim de esticar seus membros vem da técnica Ripple Zoom Punch (JoJo's Bizarre Adventure). Isso é reconfirmado na seção de comentários da biografia de Dhalsim no artbook Street Fighter X Tekken Artworks.

Relacionamentos[]

Família[]

Dhalsim tem uma esposa, Sally, e um filho chamado Datta.

Ryu[]

Ryu respeita Dhalsim o suficiente para pedir sua ajuda em Street Fighter V. O conselho de Dhalsim permitiu a Ryu superar o Satsui No Hado em favor do Poder do Nada.

Sagat[]

Embora desaprove a natureza misericordiosa de Dhalsim, Sagat respeita o mestre de ioga e até treina com ele nos quadrinhos de Udon. Em Street Fighter X Tekken, Dhalsim pede um favor a Sagat, contando-lhe sobre crianças desaparecidas de sua própria aldeia. Os dois decidem se unir e procurar por Pandora, acreditando que o poder dentro dela pode ajudá-los a encontrar as crianças desaparecidas. Por fim, chegando à Antártica, os dois encontram as crianças desaparecidas e Pandora se abre diante deles. Dhalsim diz a Sagat que Pandora "diz-se que é um poder que rivaliza com os deuses". Sagat decide que "um rei não precisa" da caixa, e os dois se afastam, com Pandora se fechando atrás deles.

Cammy[]

Dhalsim foi quem a alertou de que ela estava sob controle mental da Shadaloo depois que ela foi enviada para assassiná-lo em Street Fighter Alpha 3. Eles, junto com outros, se uniram para derrotar a Shadaloo em Street Fighter V.

Retsu[]

Retsu é mencionado como um amigo dele.

Oro[]

Dhalsim e Oro são velhos conhecidos que se conheceram muito antes dos eventos de Street Fighter V. Oro respeita muito Dhalsim e às vezes visita sua residência para uma discussão amigável e uma refeição.

Guile[]

A filha de Guile, Chris, e o filho de Dhalsim, Datta, são amigos por correspondência, o que significa que as duas famílias se visitam de tempos em tempos. Dhalsim até tentou ensinar Guile Yoga, embora Guile descobrisse que seu físico musculoso prejudicava sua capacidade de aprender.

História[]

Street Fighter Alfa 2[]

Durante Street Fighter Alpha 2, Dhalsim arrecada dinheiro para salvar sua aldeia e ganha o respeito dos aldeões; alguns o chamam de "Grande Mestre de Yoga Dhalsim". Ele questiona o que de bom poderia advir de usar seus poderes para a violência.

Street Fighter Alfa 3[]

Em Street Fighter Alpha 3, ele decide destruir o malvado M. Bison. Ele viaja pelo mundo e conhece Rose e Birdie, e usa seus poderes de controle mental para buscar respostas. Ele é responsável por tornar Cammy White autoconsciente, libertando-a do controle de Bison. Mais tarde, ele confronta Bison e destrói a base da Shadaloo, mas isso não é considerado cânone.

Street Fighter II[]

Dhalsim entra no torneio para arrecadar dinheiro para sua aldeia, mas percebe que isso contradiz suas crenças pacifistas. Dhalsim se aposenta das lutas após o segundo torneio World Warrior e continua a percorrer o mundo ajudando os necessitados.

Super Street Fighter IV[]

Dhalsim faz seu retorno na série Street Fighter IV, desta vez para liberar o fluxo de água para sua aldeia após S.I.N. constrói uma barragem a montante. Seu filho, Datta, é amigo de Chris, filha de Guile. Quando Datta informa a Dhalsim que o pai de seu amigo por correspondência está fora em uma missão para investigar a referida barragem, Dhalsim reconhece que a situação é ainda mais séria do que ele pensava. Ele reluta em usar seus poderes para fins egoístas, mas se sente compelido a salvar sua aldeia.

Dhalsim vai participar do torneio S.I.N. estava organizando. Enquanto lutava no torneio, ele encontra Rufus, que interrompe Dhalsim para perguntar sobre sua ioga. Depois de derrotar Rufus, ele derrota Seth. Quando a base da barragem é destruída no final do jogo, a água volta para a aldeia. Embora Dhalsim acredite que Shadaloo representa um mal no coração da humanidade que nunca será verdadeiramente derrotado, ele também reconhece que "a bondade no coração da humanidade também é infinita".

Advertisement