Street Fighter Wiki
Advertisement


Balrog, conhecido como Mike Bison (マイク・バイソン, Maiku Baison?) no Japão, é um personagem da série Street Fighter, aparecendo pela primeira vez como um chefe não jogável em Street Fighter II antes de se tornar jogável em sua atualização, Street Fighter II: Champion Edition. Ele é um boxeador americano ganancioso que adora bebidas, jogos de azar e mulheres. Ele também é guarda-costas pessoal de M. Bison e executor da Shadaloo.

Biografia[]

Conceito[]

Balrog é vagamente baseado no boxeador semi-aposentado da vida real Mike Tyson.

Outra inspiração pode incluir Leon Spinks, o indiscutível campeão mundial dos pesos pesados ​​​​de 1978 que conquistou o título contra Muhammad Ali, e cujo irmão mais novo, indiscutível campeão dos pesos pesados ​​​​da década de 1980, Michael Spinks, enfrentou Mike Tyson em 1988, em sua única derrota e última partida de sua carreira. Notavelmente, Leon Spinks também passaria a competir em lutas de boxe versus lutador no New Japan Pro Wrestling durante a década de 1980, incluindo uma famosa derrota por finalização para Antonio Inoki, e na década de 1990, competiria na Frontier Martial-Arts Wrestling, que ele faria ganhar o título de campeão mundial em 1992.

Mudanças de Nome[]

Quando Street Fighter II foi localizado nos Estados Unidos, a Capcom temia uma ação judicial de Mike Tyson sobre um personagem com sua semelhança e também com um nome com som semelhante (seu nome japonês era "Mike Bison"). Além disso, quando os designers apresentaram o jogo ao departamento de marketing da Capcom USA, eles acreditaram que o nome "Vega" não combinava com o personagem ao qual foi dado. Eles decidiram alternar os nomes de três dos quatro chefes da seguinte maneira:

  • O boxeador que é conhecido como M. Bison no Japão e Balrog nos EUA.
  • O assassino/toureiro espanhol que é conhecido como Balrog no Japão e Vega nos EUA.
  • O malvado ditador e chefe da Shadaloo que é conhecido como Vega no Japão e M. Bison nos EUA.

Em certas ilustrações, inclusive da série Street Fighter II, seu nome japonês, "Bison", pode ser visto na cintura de seu calção, embora geralmente seja removido quando essas ilustrações são publicadas fora do Japão. Em jogos posteriores, a palavra "Campeão" aparece em seu lugar.

Apesar da mudança de nome, muitos de seus movimentos têm como tema bisão/búfalo.

Só recentemente Mike Tyson soube do personagem, afirmando: "Estou muito honrado com essa minha personificação."

Personalidade[]

Balrog é geralmente egocêntrico, temperamental, arrogante e sádico. Ele é um pugilista beligerante que possui um desejo insaciável por dinheiro e uma tendência cruel, intimidadora e mesquinha, muitas vezes recusando-se a assumir a responsabilidade por suas ações. Apesar de já ter sido um grande boxeador, Balrog trapaceou intencionalmente em suas lutas sempre que teve vontade, e até matou um de seus oponentes (embora por acidente).

Balrog também demonstra falta de habilidades de liderança; quando se acreditava que M. Bison estava morto após os eventos de Street Fighter Alpha 3, o papel de líder da organização recaiu sobre ele, e ela entrou em colapso imediatamente, o que o forçou a trabalhar como segurança em cassinos e outros lugares apenas para sobreviver. Sua falta de habilidade em outras atividades além da luta foi atribuída à sua juventude indisciplinada e delinquente, já que sua busca por força e domínio nas ruas cruéis de sua cidade natal o levou a abandonar a escola.

Ao contrário da crença popular, Balrog não é estúpido, especialmente em Street Fighter V. Nesse jogo, ele mostra ser capaz de elaborar planos de outra forma bem-sucedidos para seu próprio ganho pessoal (e de Ed). Há também a questão de ser capaz de esconder o fato de que ele estava criando Ed sem ser detectado depois que ele foi descoberto. Ele também demonstrou ter um estilo de luta muito mais elaborado do que nos jogos anteriores. Enquanto nos jogos seguintes a Street Fighter IV exibiu seu método como um estilo de boxe brutal, do tipo "soco forte para vencer", seu conjunto de movimentos em SFV inclui uma abordagem de boxe mais refinada e tática, não muito diferente de seu adversário britânico. O equívoco comum sobre sua inteligência se deve à sua imprudência geral e à falta de habilidades de liderança.

Suas motivações para se juntar à Shadaloo e M. Bison ao longo da série Street Fighter sempre foram alcançar enorme riqueza, fama e glória para que ele pudesse ter uma vida fácil. Como tal, embora Balrog trapaceie, roube ou até mesmo mate para esse fim, ele não é mau, mas ganancioso, e tem pouco interesse substancial nos assuntos da Shadaloo; ele também se relaciona com personagens com motivações semelhantes (por exemplo, C. Viper).

A única representação de empatia e humanidade nele é seu relacionamento com Ed, mostrando que no fundo ele é capaz de relacionamentos adequados, empatia e até companheirismo. Mesmo depois da briga e da saída deste último, ele demonstra se importar genuinamente com Ed.

Advertisement